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A sua empresa precisa contratar uma agência de comunicação?

Por staloblog
21 de junho de 2018

Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas a comunicação é o coração e cérebro do seu business. A sua empresa pode vender produtos exclusivos e milagrosos, mas se eles não atingirem o seu público-alvo a partir de uma comunicação integrada e efetiva, as vendas não acontecem. Por isso, talvez essa seja a hora ideal para contratar uma agência de comunicação.

Integrar essa inteligência 360º não é uma tarefa fácil, pois exige um número maior de profissionais, além de custos com infraestrutura, equipamentos, softwares e cursos periódicos, já que, a cada dia, surgem novas tendências no mercado.

Se você está em dúvida sobre terceirizar ou não esse serviço, continue lendo o artigo e confira todos os benefícios de contratar uma agência de comunicação.

Diferença entre agência de comunicação e a de publicidade

Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre fazer parceria com uma agência de publicidade e contratar uma agência de comunicação. Ambas ajudam o seu negócio a crescer; porém, elas oferecem estratégias diferentes.

A primeira foca em uma abordagem de mercado, ou seja, nas vendas diretas do seu produto. As mensagens das campanhas elaboradas são claras e objetivas, incitando o cliente a uma ação.

Já a segunda consegue integrar vários nichos. Além das vendas, ela é responsável pela construção e reputação da marca – tanto off-line quanto online – melhorar o relacionamento da empresa com o cliente e criar campanhas institucionais.

O que oferece uma agência de comunicação

A agência de comunicação age de acordo com as necessidades da sua empresa, que podem ser alavancar as vendas, criar a sua reputação e autoridade, oferecer inteligência de marketing digital ou, até mesmo, criar um website.

Por isso, os profissionais possuem conhecimentos específicos. É possível encontrar jornalistas,  relações públicas, TI’s, publicitários e muito mais na mesma agência. E todos eles podem estar envolvidos na sua campanha ao mesmo tempo, quando necessário.

Ou seja, esse tipo de terceirização consegue oferecer para o seu negócio um atendimento de qualidade, tanto para a sua imagem perante o público, quanto internamente. Por isso, a sua campanha pode começar offline e terminar com um e-mail marketing direcionado para o seu público.

Através de um único contrato, você terá acesso a uma série de serviços: mídia, criação de conteúdo para as suas redes sociais e seu blog, planejamento integrado com todas as áreas, relatórios, criação de site, inbound marketing, inteligência em SEO, campanhas institucionais, planejamento de eventos e feiras, materiais gráficos e muito mais.

7 benefícios ao contratar uma agência de comunicação

Agora você vai entender todas as vantagens de terceirizar esse serviço na sua empresa, que vão desde redução de gastos, até grandes vantagens competitivas. Confira:

1- Profissionais especialistas e atualizados para te atender

Ao criar uma equipe interna, você precisa estar atento a todos os processos da sua comunicação. Provavelmente, apenas 1 ou 2 profissionais não conseguirão se desempenhar bem em todas as atividades, afinal, cada um deles possui uma área e especialidade na qual se desempenham melhor.

Contratar uma agência de comunicação oferece profissionais diversificados para o seu negócio. Além disso, com um mercado volátil, onde aparecem novidades todos os dias, é preciso estar atualizado. Quando um colaborador foca só na área dele, fica mais fácil acompanhar as novidades.

Por isso, a sua empresa pode fazer uma comunicação inovadora, derivada de pesquisas que ainda são pouco divulgadas e utilizadas pelo mercado em que a sua empresa atua.

2 – Redução de custos e mais dinheiro para novos investimentos

Criar uma equipe interna pode ser o ideal para você acompanhar de perto todo o processo, mas pode sair cara. Você precisará investir em uma infraestrutura para os seus novos funcionários, softwares caros, educação continuada, terceirização de outros serviços, como gráficas, por exemplo.

A agência oferece o suporte necessário para que você acompanhe o trabalho de ponta a ponta. Através de prazos, aprovações e relatórios, você pode ficar mais tranquilo ao saber que o seu dinheiro está sendo bem investido.

Além disso, ao assinar o contrato, você já terá uma base dos custos por mês e não terá que se preocupar em manter ou dispensar alguns serviços importantes para a sua comunicação.

3 – Foco total no seu negócio

Esse, sem dúvida, é um dos principais benefícios de contratar uma agência de comunicação. Os seus profissionais de TI, por exemplo, não precisarão  se preocupar em fazer a manutenção do seu site ou procurar falhas dos softwares que não funcionam.

Eles poderão focar em inovação para o seu negócio, trazendo insights que podem trazer grandes vantagens competitivas para sua empresa, enquanto você não precisará se preocupar com o desempenho dos seus funcionários.

A agência, ao conhecer o seu público e o que ele necessita, consegue canalizar novas estratégias focada no seu negócio e no que o público espera. Ou seja, essa parceria tem o mesmo objetivo: seu sucesso.

4 – Estratégias diversificadas para atingir seu público

Será que o seu público está nas redes sociais? Ele gosta de vídeo? O que ele está precisando no momento? A sua empresa pode oferecer isso? Ele gosta de TV ou rádio? A partir de novos questionamentos e pesquisas embasadas em dados, a agência conseguirá detectar a melhor forma de atingir o seu público.

Isso garante diferentes estratégias, que podem ser entrega de brindes, um vídeo viral, inbound marketing, um blog, produtos gráficos, interação com o cliente,  entre outros. O importante é entender o seu público e o que ele deseja.

5 – Campanhas integradas e padronização

Terceirizar muitos serviços de várias empresas pode não ser a solução ideal, já que cada fornecedora trabalha de uma forma diferente, seguindo o seu conhecimento e especialidade na área.

Por isso, o ideal é buscar um lugar que te ofereça serviços completos, acompanhando a sua campanha do começo ao fim, de forma padronizada, focando no gosto e linguagem do seu público-alvo.

6 – Planejamento completo da sua comunicação

Uma agência completa consegue entender a sua dor e os problemas de cada canal de comunicação. Por isso, ela oferece um estudo e planejamento completo, apontando o que pode ser feito para melhorar suas vendas e a sua imagem.

Dessa forma, todos os profissionais envolvidos conseguirão trabalhar da melhor maneira para te entregar um serviço satisfatório e surpreendente, desde a ideia até a distribuição do conteúdo.

7 – Experiências para lidar com o mercado

Uma agência lida com uma série de nichos como moda, construtoras, varejo, educação e muito mais. Toda essa experiência de mercado conta muito na hora de montar uma estratégia.

Assim, seus profissionais já estão por dentro do que o público quer e tomam decisões assertivas para ajudar no sucesso do seu negócio.

O que levar em conta na hora de contratar uma agência

Antes de contratar qualquer serviço, é preciso pensar se ele é realmente necessário. Por isso, se faça as seguintes perguntas:

  • Como está a comunicação da minha empresa atualmente?
  • Tenho o que é preciso para criar uma equipe interna?
  • Quais são as minhas principais necessidades?
  • A agência tem todos os serviços que eu preciso?
  • Minha empresa tem a inteligência necessária?

É preciso pensar e planejar com bastante calma. Além disso, é preciso pensar na agência que você vai contratar, mas não somente focar nos serviços que ela oferece. Você precisa estar seguro para tomar a decisão. A empresa escolhida será a responsável por sua reputação.

Por isso, mais do que cliente e empresa, vocês devem ser parceiros e pensar de uma maneira parecida para não ter conflitos de ideias mais para frente.

Contratar uma agência de comunicação traz diversas vantagens para o seu negócio. Por isso, está na hora de você levar essa alternativa em consideração para melhorar a sua comunicação.

Antes de visitar a agência, fique por dentro de todas as tendências de marketing digital que estão dominando em 2018.