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Blog corporativo: por que essa ferramenta é fundamental para o seu negócio?

Por staloblog
16 de maio de 2018

Já ficou claro que a comunicação com o cliente deve ser a primeira coisa a se pensar em uma estratégia de marketing de sucesso. Os canais são infinitos e trazem muitas possibilidades para inovar. Além do telefone, e-mail e das redes sociais, é preciso pensar na relevância de um blog corporativo.

Alimentar um blog com assuntos de importância e interesse da sua persona pode ser o que faltava para o sucesso das suas vendas. Duvida? Então continue acompanhando o artigo de hoje.

Por que criar um blog corporativo

A internet tornou a informação mais fácil e dinâmica. Em contrapartida, a rede também possibilitou o acesso a uma gama de serviços, em que é preciso se destacar dos demais para poder atrair e fidelizar os seus clientes.

Podemos acompanhar, praticamente todos os dias, as mudanças de política de algoritmos nas redes sociais, que podem prejudicar uma estratégia inteira de marketing. Não há como prever: hoje está funcionando de uma forma, mas amanhã as regras podem mudar.

Utilizar esses canais de comunicação é importante. Mas, se deseja crescer no mercado e atrair clientes, você não pode ficar refém dessas alterações. É preciso ter um espaço seu, onde  seu público-alvo possa te encontrar, entender o seu produto e como ele pode solucionar um problema.

O blog corporativo será o seu território na internet e carrega consigo uma estratégia muito poderosa: o inbound marketing. Esse planejamento consiste em levar o consumidor pelos três estágios de compra até que ele finalmente feche negócio.

Através dos textos direcionados a cada persona e o interesse dela, você consegue apontar um problema que, muitas vezes, ela nem tinha conhecimento de sua existência, explicar como ele pode ser prejudicial e oferecer a sua solução.

Caso do RD Station

Um exemplo de case de sucesso é da empresa Resultados Digitais Station, referência em estratégia de marketing digital. Antes de sua plataforma estar nas principais máquinas das agências e empresas, o RD tinha um blog e uma grande vontade de mudar o mercado.

A partir deste canal, eles adquiriram conhecimento e se tornaram um dos softwares mais cobiçados e eficientes nas comunicações das empresas.

5 vantagens de ter um blog corporativo

O blog é o seu canal próprio. Por isso, é importante que você pense em excelentes estratégias para conquistar o seu público. Veja 5 vantagens de adotá-lo:

1 – Autoridade sobre o assunto

A sua empresa provavelmente é especializada em alguma área. Seja TI, telefonia, construtora, loja de decoração ou uma advocacia, você precisa mostrar ao seu público que tem autoridade no assunto e conhecimento suficiente para entregar um produto de qualidade.

Por isso, ao ter um blog e criar conteúdos relevantes, você cria proximidade com seu público e ganha autoridade no nicho na qual a sua empresa atua.

2 – Apareça nas primeiras páginas do Google

Se você não está no Google, a sua empresa não existe. Já ouviu esta frase? Ela é verdadeira e podemos provar.

Hoje em dia, a ferramenta de pesquisas é o principal acesso dos internautas ao assunto de interesse. Por isso, quanto melhor posicionada sua página estiver nessa plataforma, mais chances das pessoas conhecerem o seu serviço.

Apesar de um site ser relevante, é preciso ir além. Através dos textos de blog, você pode utilizar técnicas de SEO poderosas, que conseguem posicionar o seu conteúdo nas primeiras páginas.

É só pensar em você como usuário do Google. As chances de você clicar em um link da primeira página é maior do que seguir por outras páginas. E isso acontece porque os sites que estão em destaque são analisados e selecionados pelo pesquisador de acordo com a sua relevância.

3 – Relacionamento com o cliente

Criar uma boa relação com o cliente é fundamental para as suas vendas. Através do blog, você traz conteúdos relevantes que interessam ao seu consumidor. Dessa forma, você consegue sanar dúvidas, criar vínculo e fazer com que ele se sinta mais seguro ao efetuar uma compra.

O público também pode se tornar um leitor fiel dos seus textos, mesmo que ele não esteja pronto para fazer a compra naquele momento. Lembrando sempre de manter a qualidade nos outros canais de atendimento.

4 – Apoio no processo de venda

Geralmente, quando um vendedor quer oferecer um produto ao cliente, ele deve explicar como funciona e porque o objeto ou serviço é importante para o consumidor.

Mas pode ser que todo esse diálogo e esforço sejam em vão, já que o cliente não está interessado na compra agora.

Ao fazer conteúdos ricos, além de ensinar ao cliente sobre o seu produto, você também consegue selecionar leads qualificados através de cadastros. Assim, o vendedor será mais assertivo na hora de fazer a venda.

5 – Geração de conhecimento e aprendizado

Tanto para o cliente quanto para você, o blog pode ser uma excelente plataforma para aprender. Você, como produtor de conteúdo, terá que pesquisar a fundo o seu nicho e pode conseguir diversos insights para a melhora e inovação do seu produto.

Já o cliente terá conhecimento sobre a área que você atua e como o seu produto pode ser útil para ele gerando interesse e fidelidade à sua marca.

Como você pode perceber, para ter uma comunicação mais efetiva, a sua empresa precisa de um blog corporativo com conteúdos relevantes, que te torne referência em um mercado cada vez mais competitivo. Mas você precisa ter uma estratégia bem definida para que o seu canal não fique sem conteúdos.

Agora é hora de você passar o que aprendeu para frente! Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e continue acompanhando o blog para ficar por dentro de todas as novidades.