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Marketing Digital: quais as tendências estão dominando 2018?

Por staloblog
15 de maio de 2018

O Marketing Digital está ganhando cada vez mais espaço nas empresas e também no mercado de trabalho. Essa área exige uma atualização constante do profissional, que deve estar atento às tendências para não ficar para trás nas suas estratégias.

Por isso, como de costume, no início do ano, diversas empresas referência costumam fazer uma lista de tendências e mudanças no Marketing Digital. Agora que estamos próximos ao meio do ano, a Stalo vai te contar o que pegou e o que não pegou em 2018. Confira!

1 – Foco no SEO

Nosso pai Google que o diga. Hoje em dia todas as empresas já perceberam a importância de estar nas primeiras páginas deste canal de pesquisa. Porém, para conseguir esse lugar e ganhar destaque, é preciso estar atento às técnicas de SEO.

Investir no conteúdo é importante, mas ganhar visualizações orgânicas é melhor ainda. Por isso, fique atento ao escrever o seu texto, e não se esqueça de otimizar o seu site e as imagens utilizadas.

2 – 3, 2, 1 gravando!

Os vídeos já ganhavam destaque em 2017 e neste ano não é muito diferente. A verdade é que esse formato multimídia atrai visualizações e clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Vídeo Brewery, 90% dos participantes revelam que assistir um vídeo foi fundamental para a decisão de compra do produto.

Por isso, é hora de aproveitar as diversas plataformas, como o YouTube, Stories, lives e redes sociais para trazer um conteúdo em vídeo inovador e interativo para o seu público.

3 – O e-mail não morreu e pode ser poderoso na sua estratégia

Assim como diziam que o rádio acabaria com o surgimento da TV e que a TV iria acabar com o surgimento da Internet, muita gente falava sobre o fim do e-mail após o surgimento dos apps de conversa.

Mas a verdade é que esse tipo de mídia pode te ajudar, de forma barata e assertiva, a engajar o seu público. Uma ferramenta muito utilizada é a automação, que entrega o conteúdo com o consentimento do destinatário e de acordo com seus interesses.

Por isso, é hora de deixar de lado esse preconceito e investir nessa estratégia de Marketing Digital.

4 – O Big Data e a coleta de dados não são exclusivos de T.I

A era do achismo acabou. É hora de tomar as decisões através de dados consistentes. Com a Internet, o número de informações cresceu muito. Por isso, é necessário fazer um filtro para entender quais delas são relevantes para a sua empresa.

Ao conseguir fazer essa coleta, você terá informações significativas sobre seu público e poderá personalizar sua comunicação e seu produto, aumentando suas chances de vendas.

5 – Oi, meninas, no vídeo de hoje…

Os influenciadores digitais crescem e são acompanhados cada vez mais. Eles podem ser cruciais para o sucesso da sua campanha e para a atração de um público mais selecionado.

Para obter sucesso nessa estratégia, é preciso buscar por web celebridades que conversem com o seu público-alvo e tenham um grande poder de influência diante dos seus seguidores de redes sociais.

Mas é preciso ter cuidado com os influenciadores fakes, que utilizam bots para conseguir curtidas, comentários e seguidores fantasmas. Dessa forma, mesmo que você faça um grande investimento, não vai ter retorno. Por isso, pesquise bastante sobre a pessoa e a sua credibilidade.

6 – Mídia mobile geolocalizada: saiba onde seu público está

Ao conhecer os lugares que o seu potencial cliente frequenta, fica mais fácil destinar conteúdos personalizados para ele e colher seus dados para campanhas cada vez mais assertivas.

Porém, é preciso tomar cuidado, já que alguns problemas podem tornar essas informações imprecisas, como sinal de celular, e o GPS que pode estar desconfigurado.

7 – Chatbots: uma nova forma de comunicação com seu cliente

A internet proporcionou uma comunicação mais rápida e eficiente entre as pessoas. Por isso, as marcas devem aproveitar esse momento e ir além do horário comercial. É preciso estar disponível sempre para poder oferecer aos seus clientes uma resolução de problemas efetiva.

Os chatbots podem tornar esse desafio muito mais fácil. Eles ficam disponíveis em seus canais de comunicação 24h por dia e são programados para sanar as principais dúvidas dos clientes.

Dessa forma, os seus atendentes poderiam se concentrar em assuntos mais complexos, tornando o atendimento otimizado. Além disso, você não vai precisar se preocupar com estrutura física e contratação.

8 – O growth hacking prova que humanas e exatas dão certo

Combinando marketing e engenharia, esse modelo de estratégia combina SEO, teste A/B, Inbound Marketing e outras cositas más para ficar à frente dos seus concorrentes no mercado.

Traduzindo: é um tipo de marketing mais arriscado que, a partir de experimentos e gatilhos, pode fazer com que você gere grandes oportunidades de vendas através de estratégias específicas.

Porém, essa estratégia não é feita de qualquer forma. É preciso estar de olho nas métricas, na metodologia de estudo de experimentos, na tecnologia e também no consumidor e suas necessidades para tornar um produto ou conteúdo viral.

9 – Experiência de marca e do usuário é primordial

A empresa não pode se preocupar apenas com a venda. É preciso tornar o cliente fidelizado e apaixonado com a sua marca. Um exemplo disso é a Netflix, que ganha fãs não apenas pelo serviço que oferece, mas também pela sua relação próxima com o usuário a partir de uma estratégia de Marketing Digital completa.

Dessa forma, podem ter outras empresas vendendo um produto semelhante ao seu, mas as pessoas vão escolher você pela qualidade do que você vende e pelo seu atendimento personalizado antes, durante e após a compra.

10 – Desprenda-se das redes sociais

Vira e mexe vemos alguma notícia de mudanças da política nas redes sociais, principalmente quando se trata do perfil comercial. O engajamento não é mais o mesmo e seu público não recebe mais seu conteúdo.

Ter esses canais de contatos são essenciais para uma estratégia de comunicação bem executada. Mas é preciso ter um espaço seu, onde você possa publicar o seu conteúdo com mais liberdade. Por isso, cuide bem do seu site e do seu blog, esse é o seu verdadeiro território na internet.

O Marketing Digital veio para ficar e promete ser uma das áreas com mais oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, é preciso ficar atento para oferecer as melhores possibilidades para o seu cliente/ empresa.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais. Dessa forma, os seus amigos também poderão ficar atualizados.