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10 passos para criar um e-mail marketing de sucesso

Por staloblog
23 de novembro de 2018

O e-mail é uma das ferramentas mais poderosas na hora de montar uma estratégia de marketing digital. Isso porque ele é efetivo, traz uma comunicação personalizada, tem investimento baixo, consegue atingir um maior número de pessoas, gera trafego para o blog e aumenta as conversões.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Rock Content em 2018, 76,6 das empresas brasileiras já viram o e-mail marketing como uma estratégia poderosa para se relacionar com clientes. Se você está entre eles, venha descobrir como criar um e-mail marketing de sucesso.

1 – Faça uma segmentação específica

O marketing digital veio para mostrar que se você não segmenta seus contatos, a sua mensagem é só mais uma entre outras milhões de propagandas que o seu público recebe diariamente. Por isso, a tendência é que ela passe despercebida.

O seu lead está cada vez mais exigente por uma comunicação eficiente e personalizada. Por isso, não dá mais para fazer mala direta e esperar que isso traga algum tipo de resultado para o seu negócio.

O ideal é que você segmente os seus e-mails de acordo com o que o seu destinatário deseja realmente saber a respeito do seu serviço. Não adianta enviar um assunto sobre “como escolher um carro para comprar” para aquela pessoa que já adquiriu o automóvel e quer apenas saber mais mais sobre revisão.

É preciso sempre levar em conta a etapa do funil em que o seu lead se encontra. Caso contrário, ele vai perceber que você não entende nada do que ele quer e vai procurar outra empresa que compreenda a sua dor e ofereça o que ele precisa no momento.

2 – Separe um tempo maior para pensar no assunto do e-mail

Para muitas pessoas, o e-mail faz parte da rotina. Por isso, a tendência é receber muitas mensagens por dia e muitas delas podem passar despercebidas. O que irá diferenciar a que será aberta ou não é o assunto.

Por isso, o seu conteúdo pode ter sido super bem escrito e pensado para aquele contato, mas se você não consegue atraí-lo a abrir o seu e-mail, todo o esforço não valerá de nada.

Sendo assim, vale a pena separar um tempo para pensar em um assunto bem escrito, relevante e chamativo. Uma boa dica é utilizar emojis, o nome do lead ou palavras em caixa alta dar um destaque.

Solte a sua criatividade e aposte em algo inovador, mas, nada de enganar o seu público para ganhar clickbait, hein? Isso faz com que o leitor se sinta engano, se descadastre ou até denuncie o seu conteúdo como spam.

3 – Escreva bons conteúdos

Para criar um e-mail marketing de sucesso é preciso ter em mãos um bom conteúdo. Ele precisa despertar no leitor a vontade de continuar a conversa e fazer a ação que você deseja.

Por isso, é primordial pensar em assuntos relevantes e personalizados para ele. Evite textos longos e cansativos. Aposte em frases curtas, mas que consiga trazer boas informações para o destinatário. Usar números e pesquisas é uma ótima pedida.

Lembre-se: o primeiro parágrafo é o que vai fazer o seu leitor continuar a leitura, por isso, ela precisa ser atraente e eficiente. Nesse momento, você vai convencer a persona de que ela deve continuar lendo.

Além disso, você pode contar com as boas práticas de escaneabilidade do texto. Utilize negritos, subtítulos e bullets points, destaque em outras cores, itálico e etc. Tudo isso, é claro, sem exagero.

4 – Não insira muitas imagens

A imagem é uma ótima forma de tornar o seu conteúdo ainda mais dinâmico, mas, dependendo da importância dela para o entendimento do conteúdo, isso pode ser prejudicial para a sua mensagem.

Isso acontece porque nem todo mundo pode estar com uma boa conexão na hora em que recebe o seu conteúdo. Por isso, o carregamento da imagem é comprometido e o sucesso do seu e-mail também.

Por isso, o ideal é que o seu e-mail marketing não seja criado em imagem e que você utilize ela como um elemento a mais. Dessa forma, as pessoas poderão acessar o seu conteúdo sem dificuldade.

5 – Pense em quem está acessando por celular

Uma pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) revelou que 49% dos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, também apontou que o celular é uma das principais formas de utilizar o celular para 80,4% das casas brasileiras.

Por isso, é primordial que todos os formatos de conteúdos que você produza para a Web, principalmente os e-mails, sejam pensados tanto para computadores e notebooks, quanto para mobile.

Ignorar o mobile pode ser a principal causa para levar toda a sua estratégia por água abaixo.

6 – Personalize a sua mensagem para cada leitor

O seu potencial cliente tem acesso a uma série de ofertas todos os dias, muitas delas iguais e com preços menores. Por isso, o que vai se sobressair é o seu atendimento e personalização.

É preciso fazer com que ele se sinta único e especial. Quanto mais elementos você conseguir colocar, como o primeiro nome, a cidade que ele mora, empresa que ele trabalha ou a linguagem, melhor.

Nesse momento, as ferramentas de automação são primordiais para criar um e-mail marketing de sucesso. Isso porque elas podem te ajudar a criar um conteúdo personalizado de acordo com as informações que você tem do seu público.

7 – Destaque o seu CTA

Para que um e-mail marketing seja considerado de sucesso, o seu contato tem que realizar a ação que você deseja. Por isso, inserir um CTA é primordial para a sua campanha.

O ideal é que o Call to Action ganhe destaque entre o seu conteúdo. A mensagem para fazer ele clicar deve ser atraente e ter algum sentido de urgência. Mas não se esqueça do visual, é muito importante escolher as cores e formatos certos.

O CTA é uma ótima maneira de calcular o interesse do seu leitor, segmentá-lo e ajudá-lo na jornada de compra. Por isso, é uma das principais etapas para criar um e-mail marketing de sucesso.

8 – Faça testes e aprenda com eles

Principalmente no começo, pode ser difícil conhecer o seu público e entender o que faria ele clicar ou não em um e-mail, ler ou até mesmo clicar no CTA. Muitos podem ser os motivos de um conteúdo ter mais acesso que o outro.

Por isso, fazer o teste A/B é uma ótima maneira de entender esses fenômenos. Envie e-mails com um elemento diferenciado para uma parcela da sua segmentação, como uma imagem, assunto ou o CTA.

Ao perceber qual e-mail perfomou melhor, você vai conseguir entender o que é realmente atraente para o seu público e aplicar nos próximos conteúdos. Vale fazer também para os horários e dias da semana.

9 – Monitore os resultados

O marketing digital exige monitoração de performance e resultados de qualquer campanha que você fizer. No caso do e-mail, não é possível mudar nada após o disparo, mas você pode aprender e fazer diferente da próxima vez.

Observe o número de e-mails enviados, abertura, cliques no texto, descadastros e spam. Entenda quem são aqueles leads e como você pode trabalhar para que eles avancem na etapa de compra.

Sempre compare os resultados e veja se está no caminho certo.

10 – Não comprar listas prontas

Por fim, essa é uma das dicas mais importantes para criar um e-mail marketing de sucesso. Não compre listas com contatos prontos. Você precisa lembrar que na estratégia de inbound marketing, o seu lead precisa te dar autorização para se comunicar com ele.

Uma lista suja, além de te dar muita dor de cabeça para separar qual contato serve para a sua segmentação ou não, pode desencadear em maior clicagem de spam, pessoas bravas com a sua marca e negatividade para a sua autoridade na internet.

O fácil pode sair muito caro depois. É sempre melhor se relacionar com um público qualificado, que tem chances de se tornar seu cliente um dia.

O e-mail está mais vivo do que nunca e merece a sua atenção na hora de criar um planejamento de marketing digital. Por isso, é preciso apostar nessa ferramenta para obter sucesso no seu relacionamento e vendas.

Agora que você aprendeu a criar um e-mail marketing de sucesso, está na hora conhecer maneiras de ter ideias para o conteúdo do seu blog.