Fechar
[contact-form-7 404 "Not Found"]

O que são chatbots? São robôs? Veja como eles podem ajudar no marketing digital

Por staloblog
11 de outubro de 2018

Ao longo dos nossos blogposts, já mostramos que a automação é uma grande aliada no marketing digital.  Através dela, a nossa comunicação se torna mais efetiva e traz resultados surpreendentes, quando bem utilizada. Os chatbots são umas das principais ferramentas utilizadas na otimização do atendimento ao cliente atualmente.

Porém, essa estratégia ainda causa polêmica, e muitos enxergam a tecnologia como uma ameaça. Por isso, no artigo de hoje, iremos desmistificar essa ferramenta e mostrar como você pode utilizá-la ao seu favor.

Entenda o que são chatbots

Com certeza você já teve experiência com essa ferramenta ao entrar em uma página de Facebook, site ou na aba “fale conosco”. Os chatbots nada mais são que softwares que unem a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e aplicativos de mensagens para trazer uma interação quase humana para o usuário.

Eles conseguem conversar com os usuários em uma janela de chat. Através deles, seu cliente pode ser atendido de forma automatizada sem precisar de um humano no primeiro momento, otimizando o processo de atendimento e trazendo benefícios para ambos os lados.

Como o software funciona

Os chatbots podem trabalhar de duas formas: através da inteligência artificial, ou baseados em regras. A escolha entre um e outro serviço dependerá das necessidades do atendimento da sua empresa.

Chatbot de inteligência artificial (IA): são complexos e conseguem entregar um ótimo resultado na comunicação com o público.  Possuem autoaprendizagem e, a partir das interações, absorvem novos conhecimentos para serem utilizados depois.

Eles conseguem utilizar uma linguagem mais natural, e os dados colhidos durante o atendimento podem servir para trazer grandes insights. O problema desse tipo de ferramenta está no controle do seu funcionamento e na ética; por isso, é preciso cuidado.

Chatbots baseado em regras: estes robôs são mais limitados. Eles seguem um protocolo de perguntas e respostas definido previamente. Por isso, se houver algum tipo de interação que saia fora deste “roteiro”, eles não saberão como ajudar.

Desta forma,eles servirão para um atendimento mais simples, como para filtrar o que o cliente deseja antes da intervenção de um profissional humano.

Os chatbots substituirão pessoas?

Não é necessário enxergar os chatbots como uma ameaça, mas sim como aliados. Eles foram criados para facilitar e otimizar o atendimento. São capazes de respostas simples e complexas, mas o atendimento humano deve continuar.

Ele serve para desafogar os profissionais de processos extremamente repetitivos, que terão tempo para focar no negócio da empresa e pensar em estratégias para melhorar ainda mais a comunicação. Mas não é apenas isso. Confira as principais vantagens:

 Principais benefícios dos chatbots para o marketing digital

Atendimento 24 horas: Não precisa ter um call center com atendimento 24h para atender  seus clientes. Através dos chatbots, eles poderão resolver questões como gerar 2ª via de boleto, agendar algum serviço, ou solucionar alguma dúvida de SAC.

Automação de conteúdo: através de ações com os chatbots, o público poderá escolher também qual seu assunto ou produto de interesse. Desta forma, você conseguirá segmentar melhor seu conteúdo.

Comunicação personalizada:  sua persona quer ser tratada de forma diferenciada. Por isso, é possível trabalhar de forma variada com o seu chatbot. Além de atender as demandas do consumidor, você poderá utilizar o primeiro nome e algumas características daquele usuário.

Aumentar o engajamento: quando a comunicação é facilitada, a tendência é que as pessoas utilizem deste meio para resolver suas questões ou conhecer um produto. Por isso, quando bem utilizado, ele pode trazer novas pessoas para interagir no seu site ou sua página.

Captar dados relevantes: com as conversas feitas entre o público e a ferramenta, você será capaz de obter dados relevantes sobre interesses do cliente, melhor horário para contato, e informações importantes que poderão ser utilizadas nas suas estratégias.

Os consumidores buscam por uma boa experiência de atendimento e compra, principalmente na era digital. Por isso, quem trabalha nesta área deve estar atento a todas as novidades e tendências.

Para fazer um bom uso dos chatbots, é preciso trabalhar com dados relevantes sobre o seu público. Aprenda como fazer isso agora mesmo.