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Descubra 5 tendências em redes sociais para 2019

Por staloblog
7 de fevereiro de 2019

O mundo está passando por transformações em todos os âmbitos, e essas mudanças se tornam cada vez mais ágeis e constantes no ambiente digital, afetando diretamente as redes sociais em 2019.  Todos os dias surgem novas ideias, tendências e formas de utilizar a internet.

As  redes sociais tornaram-se um dos principais meios de disseminação de conteúdo e canais de comunicação. Evoluindo constantemente e cada vez mais rápido, os profissionais que trabalham nas redes sociais precisam acompanhar o ritmo dessas plataformas e estarem atentos às novidades que surgem.

Algumas das novas tendências das redes sociais são apostas para começarem a se destacar já nos primeiros meses de 2019 e marcar presença nos calendários do marketing digital. Outras novidades estão sendo desenvolvidas com o passar do tempo e ganhando força nas estratégias e nos planejamentos das campanhas das marcas.

Não há mais dúvidas de que uma empresa que possui o objetivo de crescer e expandir sua marca pelo mundo precisa estar inserida dentro do universo das redes sociais. Já que a grande maioria das pessoas faz uso dessas plataformas no seu cotidiano, é maior a chance de uma marca encontrar e impactar seu público-alvo.

As vantagens

Dados da Comscore afirmam que cerca de 90% das pessoas que fazem uso da internet no Brasil acessam as redes sociais. Além disso, 41% dos internautas brasileiros pesquisam em alguma plataforma de rede social antes de realizarem uma compra, seja para procurar recomendações do produto ou para encontrar os melhores lugares para efetuar a sua compra.

É perceptível a necessidade de uma marca estar inserida dentro desse mundo digital. Assim, uma empresa consegue se destacar de seus concorrentes, conhecer melhor o seu público, agregar inteligência de mercado,  prever crises e antecipar soluções para eventuais problemas.

Atrair, envolver e conquistar usuários para que os mesmos interajam com uma determinada marca pode não ser tão fácil quanto se imagina; porém, ao conseguir isso, uma empresa ganha consigo um leque de possibilidades e engajamento com as pessoas. Dessa forma, fica mais fácil que os clientes disponibilizem suas informações nos cadastros das redes, faendo com que  as marcas compreendam  melhor o seu público.

Quando uma marca consegue entender quem é seu público-alvo, suas aspirações e desejos, ela consegue diminuir despesas com marketing e campanhas, já que estas serão direcionadas para pessoas com real afinidade com seus negócios, se transformando em investimentos.

Reunimos algumas das principais tendências que  movimentarão as redes sociais em 2019, confira:

  1. Stories

Em 2019, os Stories vão dominar ainda mais as redes sociais, se consolidando com uma das mais fortes e influentes mídias da atualidade. Chris Cox, Chefe de Produto do Facebook, apontou que os Stories tendem a serem mais usados que os feeds para compartilhamento de informações.

Dessa forma, o uso dos Stories pelas empresas se tornarão cada vez mais constantes e de forma estratégica. Eles foram apresentados pelo Instagram, mas já fazem parte de outras redes sociais devido  à sua popularidade.

  1. LinkedIn além dos negócios

A rede, que é voltada para o campo profissional, já possui mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo. É estimado que mais de 100 mil artigos são gerados por semana na plataforma, fazendo com que o número de conteúdo inédito na rede seja muito alto.

Espera-se que o LinkedIn cresça muito mais em 2019. Dessa forma, os profissionais e gestores das redes sociais de uma empresa ou marca precisam estar atentos e aproveitar as oportunidades que a plataforma pode oferecer.

  1. Dominação mobile

Não é novidade nenhuma que os smartphones fazem parte do cotidiano das pessoas. Uma pesquisa da Statista aponta que, até 2019, mais de 2,4 bilhões de pessoas  usarão ativamente o mobile. Com isso, conteúdo, vídeos, textos, campanhas, anúncios ou qualquer outro elemento de redes sociais precisam ser pensados, de forma mais estratégica, para as plataformas mobile.

  1. O poder dos Influencers

Não há como negar o poder dos influencers nas redes sociais. São eles quem ditam as tendências e atuam diretamente nas decisões de compra dos internautas. 70% dos milennials confiam nas opiniões dos influencers.

Porém, caso uma marca queira trabalhar com um influencer, é preciso  ter em mente que deve procurar um nome que represente bem as missões, serviços ofertados e objetivos da empresa. Assim será possível atingir de fato o público que se espera e ter melhores conversões e resultados.

Vamos conversar?

É cada vez mais comum o uso de aplicativos de conversas na comunicação. Empresas que levam o seu atendimento para esse espaço privado tendem a receber retorno positivo, uma vez que o cliente se sente mais confortável e com uma taxa de resposta menor, agilizando o atendimento e otimizando tempo.

Uma estratégia eficaz é o uso de chatbots,  softwares que usam algoritmos para determinar as perguntas mais frequentes dos usuários e, assim, respondê-las.  A Grand View Research afirma que o crescimento do mercado de chatbots deverá ser cerca de 24% ao ano até 2025.

Agora que você já sabe quais serão aas principais tendências das redes sociais para 2019, que tal descobrir o tipo de conteúdo para vídeo que fará você se destacar esse ano? Confira 7 tipos de conteúdo que farão você vender muito mais.