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Ideias de conteúdo para blog: como encontrar assuntos valiosos para o seu público

Por staloblog
31 de outubro de 2018

O blog é uma das estratégias mais importantes de médio e longo prazo do marketing digital. É através dessa plataforma, que as empresas conseguem atrair o público para o seu site, educar o futuro cliente, mostrar autoridade no nicho e ser reconhecido no mercado. Porém, uma das principais dificuldades do produtor de conteúdo é encontrar ideias de conteúdo para blog que sejam relevantes e que façam com que seu público retorne para o site.

Por isso, no blog de hoje você irá aprender algumas técnicas para criar uma pauta sempre atrativa e eficiente para ajudar a sua persona na jornada de compra.

A importância de um blog relevante

Além de se preocupar com o número de visitas, é preciso estar atento ao valor que os seus conteúdos estão passando para os leitores. Com a internet, as pessoas têm um acesso maior de ofertas de produção de conteúdo e, por isso, o seu blog deve ser diferente e inovador.

O Google também deve ser agradado. Para que as suas postagens cheguem as primeiras páginas de pesquisa, você deve utilizar as técnicas de SEO. Mas, através de várias ferramentas e algorítimos, ele consegue perceber se o seu conteúdo é relevante e original, o que é crucial para você estar no topo ou na última página.

Além disso, o blog é a sua principal forma de atrair um cliente para o seu site e fazer com que ele engaje, conheça a sua marca, seu produto, e dê a permissão de uma continuidade de relacionamento. Por isso, um bom briefing sobre a empresa e suas principais metas é fundamental.

É importante que você se atente ao seu público-alvo e o que ele realmente deseja ler. Fazer isso não é uma tarefa fácil, já que, cada persona tem uma vivência e interesse diferente. Mas, com muita análise de dados e uso das ferramentas certas, você conseguirá sair da mesmice e ter ideias de conteúdo para blog arrematadores.

8 formas de ter ideias de conteúdo para blog

1- Atente-se ao seu SAC

Diariamente, você deve receber várias dúvidas pelas redes sociais ou até mesmo pelo telefone. Essa é uma excelente maneira de entender quais são os assuntos que o seu público tem interesse em saber.

Se financiamento é o assunto do momento na sua caixa de mensagens, que tal fazer uma série de blogposts sobre o que é financiamento, os tipos, como dar entrada no processo, dicas para ter a sua solicitação aprovada, entre outros?

Isso vale também para os comentários no blog. Além de lê-los com atenção e responder, você pode pegar insights de pessoas que se interessaram pelo assunto e criar mais conteúdos sobre o tema.

2 – Pesquise por palavras-chaves

Uma das melhores formas de ter ideias de conteúdo para blog é estudando as palavras-chaves. Através de ferramentas como Google Adwords, Semrush ou Übersuggest você irá conseguir perceber se o tema que deseja falar é realmente buscado.

É possível ter acesso a relevância do tema, o número de pesquisas diárias daquela palavra, se a concorrência é alta ou baixa e muito mais. Além de receber sugestões que podem ajudar a repensar no seu tema.

3 – Utilize o preenchimento automático do Google

Sabe quando você inicia a sua pesquisa no Google e ela autocompleta? Dá uma sensação de que a ferramenta está te vigiando, não é mesmo? Mas é apenas um sistema de inteligência artificial combinado com uma série de algoritmos.

Eles são baseados em tendências e popularidade do tema. Geralmente são termos muito buscados e, por isso, a ferramenta prevê que você irá pesquisar sobre determinado assunto.

Além disso, é feita em tempo real e também a base da localização, o que facilita muito na hora de segmentar o seu público e entender o que determinado público quer saber na internet.

Pode fazer um teste. Se pesquisar “lugares para comer”, por exemplo, uma das primeiras opções será a cidade que você está no momento. Utilize a sua palavra-chave ou assunto que quer abordar e use e abuse dessa ferramenta.

4 – Encontre padrões nas suas análises

Analisar o seu blog é fundamental para entender quem é o seu público, a idade, o tipo de linguagem, como ele acessa a internet, onde ele está e também quais assuntos interessam mais a ele.

Ao ter uma quantidade boa de conteúdos no seu site, o ideal é que faça a análise o número de visualizações, comentários, tempo de permanência na página e taxa de rejeição. A partir disso, você terá uma ideias de conteúdo para blog que despertam mais interação e poderá investir seu tempo em produções sobre o tema.

Mas é importante entender que não são apenas as visualizações que irão indicar o valor daquele conteúdo. É preciso levar em consideração as outras métricas e fazer uma análise aprofundada.

5 – Aproxime-se do seu time de vendas

Apesar de você entender muito bem do seu público-alvo, os vendedores estão em contato direto com os potenciais clientes e recebem as principais dúvidas e interesses deles.

Além disso, ao tentar efetuar a venda, ele consegue ter insights do que pode ser melhorado nos produtos e, até mesmo, na comunicação da empresa para que esse público seja educado de forma contínua.

Por isso, o ideal é que o seu marketing digital esteja alinhado as vendas para que, juntos, vocês consigam conquistar o consumidor através de ideias de conteúdo para blog que ele realmente deseja saber.

6 – Observe o que seu concorrente faz mas não copie

O digital veio para mostrar que não existe receita pronta. O que deu certo para o seu concorrente pode não dar certo para você. Porém, é permitido visitar o blog do concorrente para conseguir insights legais e perceber o que pode dar certo ou não.

Lembre-se: a análise da concorrência deve ter como principal objetivo aprender mais sobre o mercado que você atua. É totalmente saudável e ético, desde que usado da maneira certa e sem ferir o direito do outro.

7 – Fique de olho nas notícias e nos assuntos mais falados das redes sociais

É sempre bom estar atento às notícias relacionadas ao seu nicho. Elas também podem ajudar nos insights e a trazer autoridade para o seu texto através de citações e fontes confiáveis.

Se a sua área é de nutrição e estão divulgando a dieta do momento, é uma ótima ideia falar sobre ela, as vantagens, desvantagens e perigos da modalidade. Por ser um assunto em alta e pouco discutido ainda, isso pode trazer muitos visitantes em busca de mais informações.

8 – Siga os influenciadores digitais do seu nicho

Os influenciadores digitais possuem uma proximidade muito bacana com o público. Com o stories do Instagram essa interação se tornou ainda maior com campos de perguntas, enquetes, entre outros.

Ao acompanhar esses criadores de conteúdo, você consegue observar o seu público-alvo mais de perto e entender os principais interesses e questionamentos que eles possuem. Vale até mesmo fazer um convite para que esses comunicadores tenham um espaço no seu blog, atraindo o público dele para o seu site.

O blog é uma das principais ferramentas para atrair o seu público e iniciar a jornada de compra. Por isso, ele deve ser sempre estratégico e levar em conta o momento em que o futuro cliente se encontra.

Para ter ideias de conteúdo para blog e entender a jornada do consumidor, é preciso, antes de tudo conhecer o seu cliente ideal. Por isso, fizemos um blog explicando o que é e a importância de uma persona na sua estratégia de marketing digital.