Fechar
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Os 8 mandamentos do Marketing Digital para atrair clientes

Por staloblog
22 de agosto de 2018

O Marketing Digital é uma forma poderosa para quem está em busca de melhorar o seu relacionamento com os clientes, desenvolver a autoridade de marca e alavancar as vendas.

Mas, para que a estratégia dê certo, é fundamental seguir as boas práticas. Para ajudar, criamos os 8 mandamentos do Marketing Digital, que vão ajudar você a aprimorar a sua estratégia e conseguir resultados efetivos. Confira:

1 – Não iniciarás campanhas sem montar um planejamento

Planejar é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. O Marketing Digital exige uma comunicação integrada e alinhada. É preciso pensar no panorama atual, quais são os objetivos e quais ferramentas disponíveis você tem para iniciar.

Através de pesquisas e análises, você vai conseguir pensar em canais, na linguagem, na identidade visual que a sua estratégia de marketing digital deve ter e quais KPI’s seguir.

2 – Criarás conteúdos diferentes e relevantes

Uma das primeiras coisas a se pensar na hora de criar a sua estratégia de Marketing digital é no conteúdo de blog, redes sociais, e-mail mkt, entre outros. Precisamos escolher temas que sejam relevantes para o nosso público e que tragam informações diferentes do que já é visto na internet.

Faça pesquisas e se aprofunde no assunto. Saia sempre do comum e busque por conhecimento para poder transmitir aos seus leitores. Dessa forma, você vai criar autoridade dentro do seu nicho, trazendo confiabilidade e boa reputação para sua empresa.

3 – Amarás as personas sobre todas as coisas

Mas, ao pensar em conteúdo, é necessário entender para quem ele se destina. Por isso, são as personas criadas que vão te guiar neste planejamento.

É preciso pensar no estágio em que os seus leads estão e quais informações eles precisam neste momento. Lembre-se de escrever na linguagem certa e divulgar nas plataformas que eles frequentam na internet.

4 – Não desviarás da jornada de compra

Cada persona está em um estágio diferente de compra. Algumas ainda estão descobrindo a sua marca e outros já estão prontos para comprar. Por isso, cada uma dessas pessoas precisa ser tratada de forma diferente.

Não adianta enviar e-mails promocionais para quem ainda nem conhece sobre o seu produto ou precisa dele no momento. Na verdade, ele pode se assustar e encarar a sua marca de forma negativa.

Por isso, é necessário estar sempre acompanhando como esse lead está interagindo com os seus conteúdos e a hora certa de passá-lo para a próxima etapa do funil de vendas.

5 – Não comprarás lista pronta

Não vale mesmo a pena comprar uma lista de e-mails e a gente vai te explicar o motivo. A princípio parece uma forma mais fácil e vantajosa de adquirir leads para a sua marca, mas não é.

Esses contatos podem nunca ter ouvido falar da sua marca ou nem se interessam pelo produto que você vende.  Elas não solicitaram contato e provavelmente nem sabem como você as encontrou.

Isso quer dizer que a sua base é ruim e pouco qualificada. Sua abertura de e-mails não será boa e o risco de mais pessoas considerarem o seu conteúdo como spam é bem maior, manchando a sua reputação.

6 – Exaltarás as métricas

Não dá mais para basear as suas decisões através de achismos. O risco de não dar certo é bem grande. Através de números e resultados, você vai conseguir entender o que deu ou não certo na sua estratégia.

Se um conteúdo não deu visualização, talvez ele não seja apropriado para o seu público e está na hora de pensar em outros assuntos. Ou então aquela não é a hora certa de enviar um e-mail para os seus leads, que tal tentar 20h?

Nas redes sociais, é preciso verificar as curtidas, comentários e compartilhamentos e quem está ali acompanhando você. Se não tiver nada disso, talvez esteja na hora de você considerar que sua persona possa estar em outra plataforma.

7 – Não publicarás no blog sem verificar o SEO

Para quem deseja ter um bom posicionamento nas principais ferramentas de busca, entender e aplicar as técnicas de SEO nos textos é fundamental para atrair novas pessoas para o seu blog.

Por isso, durante o desenvolvimento do texto, aplique a palavra-chave corretamente, confira a escalabilidade, faça títulos e subtítulos chamativos e não se esqueça do CTA no final.

8 – Investirás em mídias digitais

A internet trouxe a possibilidade de atingir seu público em diversas plataformas. Por isso, investir dinheiro em mídia é fundamental para quem quer fazer o seu negócio crescer.

Com as campanhas, você consegue direcionar o seu conteúdo para o seu público e obter resultados mensuráveis de forma mais rápida.

O Marketing Digital é uma das melhores formas de atrair e conquistar o seu cliente. Fazendo a estratégia da maneira correta, você vai obter sucesso nos seus resultados.

O importante é não deixar de acompanhar as principais tendências do Marketing Digital e manter o seu planejamento sempre atualizado. Por isso, fizemos um post com todas as novidades para você não perder nada.