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Marketing por dados: aprenda a alavancar os resultados das suas estratégias

Por staloblog
26 de setembro de 2018

 

Trabalhar com comunicação digital não é uma tarefa fácil. Diariamente, precisamos tomar decisões para tornar nossas estratégias mais assertivas e conseguir melhorar nossos resultados. Porém, quando baseamos no achismo, aumentamos a chance de errar repetidamente e gastar recursos sem nenhum retorno. Por isso, o marketing por dados precisa ser incorporado na sua estratégia a partir de agora.

 

 

Porque os dados são importantes

 

A época de receita de bolo não existe mais. Por isso, cada um precisa entender o que é mais efetivo para o seu público e suas vendas. Não adianta copiar as estratégias do concorrente e achar que, o que deu certo para ele, pode dar certo para você também.

 

É preciso conhecer o mercado, as suas personas, o que as pessoas precisam e o que os outros estão falando da sua empresa. E, para isso, é necessário enxergar os dados como grandes aliados.

 

Segundo o IBGE, só no Brasil, 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet em 2018.  Esses usuários geram dados o tempo todo ao acessar um determinado conteúdo, fazer uma compra, logar pelo celular ou computador, comentar em um vídeo ou fazer alguma pesquisa no Google. Todas essas informações podem trazer insights poderosíssimos para você.

 

O que é marketing por dados

 

O marketing por dados é utilizar, de maneira inteligente, essas informações disponíveis, para fazer análise, tomar decisões otimizadas e garantir resultados muito mais assertivos para a empresa.

 

Ou seja, a partir de agora, o profissional de marketing poderá cruzar informações relevantes sobre o público, o mercado, a concorrência, as expectativas e também as tendências de comportamento. Desta forma, ele poderá melhorar o seu conteúdo, produto, ROI, alcance, conversões, engajamento e, até mesmo, as vendas.

 

 

Como aplicar o marketing por dados na sua empresa

 

Na internet, pelo menos 80% dos dados não estão estruturados, ou seja, não estão organizados. Por isso, é necessário ter inteligência do seu negócio para filtrar quais informações são relevantes ou não para a sua empresa. Entenda como a seguir:

 

Perca o medo da matemática

 

Na faculdade, você já deve ter encontrado pessoas que escolheram o curso por medo das contas. Porém, para lidar com os dados, a matemática é necessária. Através dela, você vai entender porque os resultados estão melhorando ou diminuindo, e o que pode ser mudado.

 

Estabeleça critérios e metas

 

A internet proporciona muitos dados, por isso, é necessário traçar as suas prioridades para não se perder no meio do caminho. Pense no que você acha mais relevante para analisar. São as visualizações, o engajamento, a conversão, ou se está atingindo o público certo? Foque nesse objetivo e comece!

 

Assim, além de fazer uma análise de dados mais eficiente, você consegue fazer comparações  de resultados a partir das estratégias que você implementar na sua comunicação.

 

Use e abuse das ferramentas

 

Excel e Google  Analytics são ferramentas eficientes e gratuitas para você começar o seu processo de análise. Porém, o mercado já disponibiliza ferramentas complexas para fornecer informações ainda mais relevantes e automatizadas para o seu negócio.

 

Através delas, você conseguirá organizar as informações, o que ficará mais fácil durante o processo de análise.

 

Monitore os dados e faça relatórios diários

 

Sempre que você colocar em prática alguma estratégia ou conteúdo, monitore diariamente. Entenda em quais horários ela obtém um desempenho melhor e comece a perceber tendências. Se você perceber que os melhores horários de leitura foram na parte da noite, você poderá utilizar essa informação como norte para os próximos e-mails.

 

Se você perceber que o seu e-book não está convertendo, é hora de fazer um teste na mudança do título ou na quantidade de campos do seu formulário. E sempre fazendo relatórios para entender o que acontece quando você faz um teste diferente.

 

Aprenda com os resultados

 

A palavra erro será riscada do seu dicionário a partir de agora. Tudo o que der ou não certo será um aprendizado para as próximas vezes. O importante é não desistir pois a mudança de resultado pode está em uma palavra no título do texto.

 

Vantagens de utilizar a análise de dados na sua estratégia

 

Ao implementar o marketing por dados, as vantagens podem ser muitas, que vão desde a otimização de processo de trabalho até o aumento das vendas. Confira:

 

  1. Decisões mais assertivas e eficientes;
  2. Atingir o público na hora e no momento certo;
  3. Melhorar o produto de acordo com as necessidades do cliente;
  4. Otimizar o time de vendas com informações sobre o consumidor;
  5. Melhorar a competitividade no mercado;
  6. Mais agilidade na hora de construir estratégias;
  7. Insights importantes para a sua empresa;
  8. Resultados mais eficientes e retorno sobre investimento;
  9. Informações importantes para defender suas ações;
  10. Muito aprendizado sobre a sua empresa, seu público e mercado.

 

Os dados são primordiais para as empresas que trabalham com marketing digital. Afinal, todas as informações que geramos são importantes e precisam ser consideradas.

 

Por isso, o ideal é utilizar ferramentas que facilitem este trabalho. Pesquise bastante e encontre aquelas que atendem às suas necessidades. Esse investimento será recompensador.

 

Mas é preciso conhecimento. Por isso, se você deseja implementar o marketing por dados na sua empresa, veja alguns cursos gratuitos que você pode fazer para aprender a manusear essas ferramentas.