Fechar
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Vídeo online: como utilizar essa tendência no marketing digital

Por staloblog
9 de agosto de 2018

E-mail marketing, blog, redes sociais, chatbots e mídias sociais. Essas são apenas algumas das infinitas estratégias de comunicação que a evolução da internet trouxe para as empresas. Mas, no meio de tudo isso, um formato se apresenta como o mais poderoso presente e futuro do marketing digital: o vídeo online.

Quer entender a relevância do conteúdo audiovisual para alcançar, relacionar e conquistar o seu público? Continue lendo o nosso artigo e entenda porque vale a pena apostar nessa ferramenta.

Está na hora de dar um play na sua estratégia

Para quem está atualizado com as tendências do mercado em 2018, já sabe que o vídeo online tem um alto índice de alcance e engajamento. A Rock Content, uma das principais referências quando o assunto é marketing de conteúdo, reuniu recentemente uma série de pesquisas que mostram que o vídeo veio para ficar. Veja os dados:

  • Segundo a OptinMonster, os vídeos são responsáveis por 54% do aumento de visibilidade das marcas;
  • Já a WordStream revelou que esse formato gera uma receita 49% maior do que quem não utiliza. Além disso, a empresa explica que quase 50% dos usuários fazem uma ação após assistirem um vídeo;
  • Os internautas gastam, em média, 1,5 horas diariamente assistindo conteúdos audiovisuais, segundo a State of Video Marketing;
  • Já a Forbes enfatiza que, para a maioria dos usuários, assistir um vídeo é um fator decisivo na hora de realizar um compra.

Esses dados podem estar relacionados ao fato das pessoas terem mais predisposição a assistir um vídeo. Além de conseguir absorver uma quantidade maior de informações, as pessoas costumam se relacionar melhor com conteúdos interativos e podem se sentir mais próximas da marca.

Vídeo online: uma ferramenta com 1001 utilidades

Se você ainda não está convencido do poder do vídeo online, confira todos os benefícios que essa estratégia pode te oferecer:

  • Custo-benefício

Ao longo deste tópico, você vai perceber que oferecer um vídeo para o seu público pode trazer resultados muito positivos. Se antes pensar em produção audiovisual parecia algo com altos custos, hoje em dia, dependendo do seu objetivo, a ferramenta pode estar na palma da sua mão.

Um bom exemplo disso são os Stories do Instagram, que estão bombando e atraindo bastante audiência, quando utilizados da maneira correta, é claro. E o melhor, podem ser feitos até mesmo com o celular.

Existem também empresas com expertise no assunto e que podem ajudar você durante toda a produção e divulgação. Vale lembrar que os vídeos digitais são mais acessíveis e o processo é mais rápido, garantindo economia e qualidade.

  • Gerar sentimentos ao público

Os textos são ótimos para entregar uma informação precisa e completa. Mas o audiovisual cativa. Quando bem feito, um vídeo é capaz de provocar inúmeras sensações e sentimentos em quem está assistindo.

Um exemplo disso é a campanha de Dia dos Namorados que fizemos para o Supermercado Verdemar, “Sua compra por um beijo”. A ação bombou nas redes sociais com muitas curtidas e compartilhamentos, trazendo visibilidade e amor pela marca.

Com esse case, a Stalo conquistou o prêmio OCTO, na categoria “comércio”, e o OCTO Optimum como “melhor case de 2015”. Confira:

  • Analisar métricas e resultados

Além de curtidas  e comentários, o vídeo consegue trazer uma série de métricas que podem nos ajudar a conhecer o público e buscar novas estratégias para conquistá-los. Não adianta produzir conteúdos desesperadamente se eles não atingem quem você deseja.

Ao publicar um conteúdo audiovisual você consegue medir: retenção, visualizações, engajamento, taxa de cliques, replay, rejeição, abandono do vídeo, desempenho nas redes sociais, entre outros.

  • Seu público está preferindo vídeo

Você sabia que atualmente o YouTube é o segundo maior buscador de pesquisas do mundo? Ele só perde para o Google (por enquanto). Isso quer dizer que as pessoas estão buscando se informar através de vídeo online.

Não é à toa que diversas empresas jornalísticas já utilizam a plataforma como um dos principais canais de comunicação.

  • Liberdade para criar

O vídeo online oferece a oportunidade de criar conteúdos diferentes, personalizados e muito criativos durante e após a produção. As ferramentas de edição possuem inúmeros efeitos gráficos e de áudio.

Com o vídeo você não precisa se limitar e as possibilidades são infinitas!

  • Utilizar técnicas de SEO para posicionar o seu site

Ao contrário do que muita gente pensa, os vídeos podem e devem ser otimizados através do SEO. Ao inseri-los no seu site e utilizar as técnicas certas, você garante um elemento a mais para melhorar o posicionamento do seu site no Google. E se você quer publicá-los no YouTube a parte de SEO é obrigatória para ganhar visibilidade.

  • Engajamento nas redes sociais

Quem é que não gosta de compartilhar vídeos de gatinhos do Facebook? Mas muitas empresas conseguem bastante engajamento e até tornar o conteúdo viral através das produções de vídeo.

As plataformas de redes sociais estão atualizadas com mercado e garantem ferramentas diversas para você produzir vídeos, como o Stories ou lives. Isso consegue trazer as marcas mais próximas para o público, garantindo um relacionamento efetivo e sólido.

Recentemente, a marca de fast food, MC Donald’s publicou um vídeo reunindo os memes antigos mais conhecidos da internet para anunciar o retorno de um produto. O resultado foi cerca de 71 mil reações, 14 mil comentários e mais de 13 mil compartilhamentos no Facebook. Veja:

  • Educar o consumidor

Muitas vezes as pessoas ainda não sabem que precisam do seu produto. Através de vídeos você pode educá-las de uma maneira muito mais interativa e dinâmica. Isso também serve para os consumidores da sua marca.

Já percebeu quantas avaliações ruins de produtos existem por aí? Talvez ele realmente seja de má qualidade, mas acontece de o cliente não saber muito bem como utilizar e acabar deixando de lado, desenvolvendo uma impressão ruim sobre a sua marca.

Vale lembrar que nem todo mundo tem paciência para ler um manual. Nesse caso, um vídeo explicativo incentivando o consumidor a ter a melhor experiência com o seu produto pode ser o ideal.

  • Coletar novos leads

Se você já faz ou está interessado em iniciar a sua estratégia de inbound marketing, o vídeo online pode ser um excelente aliado na hora de coletar um lead. Para preencher um formulário, geralmente, o potencial lead precisa de algo em troca.

Talvez, para ele, um vídeo seja mais atrativo do que um e-book ou vise e versa. Por isso, quanto mais opções você tiver para educar o seu público até a compra, melhor. Você pode inserir webinar, videocase e muito mais.

  • Diversos formatos

Uma das maiores vantagens do vídeo online é a diversidade de formatos. Podemos fazer videocases, webinar, treinamento corporativo, institucionais, tutoriais, FAQ, entrevistas, perguntas e respostas, vlogs, depoimentos, teasers, cursos e muito mais.

O vídeo é fundamental para as empresas que estão investindo em marketing digital e desejam retorno nos seus investimentos. Dessa forma, é preciso estar em conectividade com o seu público se quiser ganhar vantagens competitivas no mercado.

Agora que você entendeu a importância do vídeo online para a sua estratégia de marketing, está na hora de você identificar a sua persona e o conteúdo ideal para ela.