Fechar
[contact-form-7 404 "Not Found"]

7 tipos de conteúdos de vídeos online para você vender muito mais em 2019

Por staloblog
18 de janeiro de 2019

Se você está sempre atento às tendências de marketing digital, então já deve ter percebido que os vídeos online não saem da lista de estratégias de sucesso. Segundo o SEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, 82% do tráfego da internet será de vídeos até 2020.

Ele também afirma que, todos os dias, cerca de 1 bilhão de conteúdos audiovisuais são assistidos. Por isso, é preciso começar a pensar que se você não está investindo nisso, está deixando que o seu público tenha a oportunidade conhecer o concorrente.

Porém, é preciso pensar que nem sempre aquele formato de vídeo que funcionou para o outro, pode ser o ideal para o seu público. Pensando nisso, a Stalo te mostra os principais tipos de vídeo para você bombar a sua estratégia em 2019. Confira:

7 tipos de conteúdos de vídeos online

Para montar uma estratégia de sucesso, é importante ter conhecimento de cada possibilidade e os resultados que ela pode trazer. De nada adianta você querer investir nos Stories do Instagram, se o seu público está no Facebook.

Mas, para o alívio de muitos, utilizar os vídeos online é a melhor maneira de se conectar com o público. Basta conhecê-lo e entender qual formato se adequa melhor a sua persona. Veja alguns deles:

1 – Webinar

Os vídeos roteirizados e bem editados são ótimos. Porém, o webinar, ou seminário online, é uma ótima maneira de se aproximar do público, educar o consumidor e gerar resultados incríveis.

Ele é transmitido através de uma plataforma, que pode ser o Youtube, Google Hangouts, ou até mesmo as redes sociais, como o Facebook e Instagram. A ideia é que um especialista trate de algum assunto e dê espaço, através do chat, para que os espectadores interajam e troquem ideia com os outros participantes.

Esse tipo de conteúdo é o ideal para quem deseja se relacionar, aproximar, gerar autoridade, educar ou atrair novos contatos para a sua base. Geralmente tem horário pré-definido para começar e acabar e pode ser disponibilizado ao vivo ou gravado.

2 – Realidade virtual

Sabemos que, hoje em dia, a principal experiência de compra do usuário é pela internet. Porém, para muitos, ainda falta a etapa de poder experimentar ou ter contato com o produto antes de adquirir.

Muitas empresas já estão utilizando essa tecnologia para reter mais clientes. As construtoras, por exemplo, começaram a fazer uma simulação de um apê decorado, diminuindo os custos com um espaço próprio para isso.

Já existem concessionárias que permitem um test-drive sem nem sair da loja. Além de fornecer uma experiência completa, eles não precisam se preocupar com a segurança e os prejuízos que podem acontecer durante o teste.

Além disso, a realidade virtual pode ajudar você a permitir que o seu público tenha contato com um produto que ainda não está pronto, facilitando o lançamento e as vendas. Vale a pena se aprofundar nessa tecnologia.

3 – Case de sucesso

Os cases de sucesso são umas das maneiras mais bem sucedidas de demonstrar como o seu produto funciona na prática. De nada adianta você falar bem da sua empresa e do que você vende, se ninguém entender os resultados que ele pode trazer.

Por isso, é importante ver o case de sucesso como uma oportunidade de vender mais e provar para o seu público que ele deve considerar o seu produto na hora de comprar.

É um conteúdo que pode ser reaproveitado nas redes sociais e no blog. Além disso, ele passa confiança para o consumidor e é responsável por atrair novos clientes. Por isso, é importante selecionar apenas aquelas histórias que tiveram um resultado diferenciado.

4 – FAQ

Vira e mexe recebemos aquelas perguntas mais frequentes: qual a forma de pagamento? Posso dividir? Como o produto funciona? Posso comprar pela internet? Qual o prazo para entrega?

Por isso, ao invés de fazer um texto formal em um página do site, que tal tornar um conteúdo válido para o seu vídeo? A principal ideia é conferir com os seus vendedores o que gera mais dúvidas nos clientes e responder.

Em seguida, você terá informação o suficiente para produzir um vídeo e vai ajudar o seu consumidor a melhorar a experiência com a compra. Você pode divulgar esse conteúdo e utilizá-lo na sua estratégia de funil de vendas.

5 – Stories

Não adianta tentar fugir, os Stories são a nova forma de consumir conteúdo e estão gerando muito engajamento para as empresas. Por isso, você precisa considerá-lo como parte da sua estratégia de marketing digital.

As possibilidades dessa plataforma são infinitas. É possível postar fotos, enquetes, dar espaço para as perguntas e entregar vídeos com informações completas para o seu público.

Além disso, é importante frisar que os Stories recebem um alto número de visualizações pela facilidade em assistir e a localização dele no topo das plataformas de Facebook e Instagram.

Mas é preciso medir a quantidade ideal para que o seu público não se canse e pule direto para o stories do concorrente. Veja como utilizar essa estratégia da maneira certa para aumentar as conversões.

6 – Produção de conteúdo

Os blogs são uma das principais maneiras de atrair público para o seu site e fazer conversões. Porém, você pode utilizar os vídeos para trazer um conteúdo mais intuitivo e educativo para o seu lead.

Além disso, ele também pode ser utilizado na hora da conversão. Ao invés de produzir um e-book, você pode fornecer um vídeo online em troca de informações do seu potencial consumidor.

Você também pode fazer uma série de vídeos sobre um determinado tema. Assim, o seu público, que está interessado no assunto, irá acompanhar. Se fizer uma estratégia assertiva, você pode ajudá-lo na estratégia de funil de vendas até a finalização da compra.

Você não precisa manter o seu conteúdo em um único formato. Varie e traga mais possibilidades do público conhecer o seu produto e se tornar um cliente.

7 – Institucional

O vídeo institucional serve para as pessoas conhecerem você como uma empresa. É preciso pensar que hoje em dia, além da qualidade do produto, as pessoas também estão ligadas na reputação da sua empresa.

É preciso ser criativo para não ficar algo monótono e egocêntrico. Encontre uma maneira do público se interessar pelo conteúdo e, se possível, compartilhar com outras pessoas.

Mostrar como o seu produto é fabricado, ou demostrar o carinho com as pessoas que trabalham naquele local é uma ótima dica. Você também pode pode contar uma história criando personagens e narrativas envolventes.

Estar atento às estratégias de marketing digital é fundamental para você bombar em 2019. Por isso, conheça o seu público e foque no que eles desejam assistir, como, quando e onde.

Se você ainda não conseguiu definir a sua persona, nós fizemos um artigo para te ajudar. Veja!